JUSTIÇA

NESTE BLOG VAMOS DESTACAR: TRIBUNAIS, COMARCAS. ZONAS ELEITORAIS, PROMOTORIAS PÚBLICAS. CARTÓRIOS E FÓRUNS DO RIO GRANDE DO NORTE– STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

bLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

DES. ZACARIAS GURGEL CUNHA

 Nasceu em Augusto Severo/RN  (Campo Grande/RN) em 05 de novembro de 1912, filho de Azevedo Cunha e Maria das Mercês Cunha e Casado com Alba Ferreira Barbosa.
Transferiu-se para Fortaleza, onde iniciou os estudos universitários nos cursos de Odontologia e de Direito, mas abandonou o primeiro, para se dedicar exclusivamente ao Direito, que seria sua grande paixão. No ano de 1940, concluiu o curso de Bacharel em Direito, pela Faculdade do Ceará, sendo escolhido orador da turma.
Antes de iniciar a carreira de magistrado, exerceu o cargo de Promotor Público da Comarca de Martins-RN, posteriormente foi nomeado para o cargo Juiz de Direito, assumindo as Comarcas de Apodi, Angicos, Caraúbas (1947), 2ª Vara de Mossoró (1949) e 4ª Vara de Natal (1951). Promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça por merecimento, tomando posse no dia 29 de Setembro de 1952.
Zacarias foi eleito para o cargo de Corregedor de Justiça em 1954 e 1956, vindo a ser reeleito por mais três vezes, apresentando relatório do período citando várias sugestões para a melhoria e aprimoramento do Poder Judiciário.
Dentre as atribuições por ele exercidas, pode-se destacar a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, por duas vezes, em 14 de Dezembro de 1960 e em 09 de Dezembro de 1965, exerceu também a presidência do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 1956-1958.
O Desembargador Zacarias Gurgel Cunha, chegou a ocupar a função de professor, lecionando na Escola Técnica do Comércio União Caxeral, em Mossoró (Direito Civil e Constitucional); no Grupo Escolar 30 de Setembro, também em Mossoró; no Instituto Pte. Kennedy, em Natal (Sociologia); na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Natal (Fundamentos Sociológicos da Educação e Sociologia da Educação).
Na política, foi eleito Deputado Estadual pela Aliança Renovadora Nacional, no quadriênio 1970-1974 e assumiu o cargo de Governador Constitucional do Rio Grande do Norte no período de transição entre o governo de Dinarte Mariz e Aluízio Alves.
Presidente do Lions Clube de Natal desenvolveu um excelente trabalho de filantropia. Aposentou-se em 17 de Maio de 1968, quando voltou a advogar.
Zacarias falece em Natal no dia 23 de Julho de 1993 aos 81 anos.

FONTE – CG NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A PAZ É O SENTIMENTO DE QUE MAIS NECESSITA A HUMANIDADE PARA COMPLETAR A SUA VENTURA NESTE MUNDO. SEM PAZ NÃO SE CONSEGUE NADA. A PAZ. DO ESPIRITO VALE TANTO PARA UMA PESSOA COMO A SAÚDE DE SEU CORPO. UM POVP SEM PAZ É UM POVO SEM PROGRESSO, ENQUANTO SE FALAR EM ARMAMENTO E EM INVENTOS DE BOMBAS PODEROSAS, O MUNDO NÃO PODERÁ ENCONTRAR A PAZ QUE TANTO ANSEIA. A PAZ UNIFICA OS POVOS E FAZ COM QUE OS CONTINENTES SE APROXIMEM, TORNANDO TODOS MAIS AMIGOS E MENOS ESTRANHOS (COMO ESCREVER BEM, DE OSMAR BARBOSA). ESTE É O LIV BLOG DO STPM JOTA MARIA - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS